domingo, 8 de abril de 2012

Soberba e Jactância


Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?
1 Coríntios 4:7


Quando o crente recebe a sabedoria e o entendimento do Espírito Santo, logicamente Deus o faz para que haja crescimento particular e coletivo. O dom do conhecimento bíblico torna-se, então, extremamente útil ao cristão e a todos ao seu redor. Mas os dons podem tornar-se algo ruim ou destrutivo para o crente?
A resposta é sim. Ocorre que o uso dos dons também se devem nortear com vistas ao progresso e à edificação da igreja de Jesus. Mas, se em algum ponto de nossa trajetória o orgulho começa a cegar, é hora de parar e meditar. Para que os dons, perguntaria eu! Sou melhor do que os outros por tê-los recebido? Ora, se eles são para edificação de meus irmãos e nos foram dados gratuitamente, então por que devo me gloriar? Se estou usando-os para os propósitos de Deus, não tenho de que me envergonhar. Mas se lanço mão dos dons para minha própria glória, já estou em falta perante meu Senhor. 

Portanto, os dons de Deus devem ser usados sempre com sabedoria e nunca para fins particulares. Se a porta do céu é estreita, crentes inchados não entrarão por ela. Quando a soberba e a jactância começam a cegar o crente, ele logo se esquece que, antes de Cristo, nada possuía além do pesado fardo de pecados e, depois de receber a Cristo, nada é além de um servo de Deus. Aceitando a Jesus e alcançando a Salvação e os dons, tornou-se um dispenseiro da multiforme graça de Deus. O crente assume, então, mais responsabilidades. Assim, uma vez salvos, nada temos em que nos gloriar em relação aos que ainda não o são. Antes, devemos trabalhar para que outros alcancem a mesma Graça que a nós foi concedida. Se tudo vem de Deus, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza(2 Coríntios 11:30), para que em mim habite o poder de Cristo(2 Coríntios 12:9). Soberba e jactância fazem do crente um ranço que impede o mover do Espírito Santo de Deus em nossa vida cotidiana. Afinal, o que o crente tem que não tenha recebido, pergunta Paulo aos da Igreja de Corinto. O que nos diferencia é, apenas, o possuírmos o dom da Salvação e o fato de sermos parte integrante da obra de Jesus. Glórias, pois, a Jesus, que nos concede tudo o que concerne à Sua Vontade, para que sejamos instrumentos seus na lavoura, semeando e colhendo almas para a Glória de Deus. Um plantou, outro regou, e Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento. - 1 Coríntios 3:7. Tudo que há, pois, em mim, glorifique ao Senhor: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Salmos 103:1.  Esvaziar-se de toda glória terrena é mérito, para somente então encher-se da glória que vem somente de Deus, entregando-a novamente a Ele a cada vitória, a cada conquista, a cada testemunho, porque tudo é dEle, para Ele e para sua Glória. Glórias, pois, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça a Palavra de Deus. - Pr. Wagner Cipriano




Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você

Um comentário:

  1. A palavra de Deus é maravilhosa ela nos surpriende a cada dia,temos que nos esvaziar de toda glória terrena mesmo,pois não nos leva a nada, e sermos cheios da glória de Deus porque é ela que nos sustenta.só de possuirmos o dom da salvação e sermos parte integrante da obra de Jesus isso é maravilhoso,temos que nos esvaziar mesmo e encher somente da glória de Deus,amém?

    ResponderExcluir

AVISO:
1. Deixe sua opinião sincera, mas não use palavras torpes ou ofensivas.
2. Sua opinião pode ser valiosa e enriquecer o conteúdo dessa matéria.
3. Comentários são de responsabilidade pessoal de seu autor e estará sujeito às leis vigentes no país, podendo acarretar responsabilização judicial e subsequentes penalidades e sanções civis e criminais.

Related Posts with Thumbnails