terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Fonte do Mal

...dá-me dessa água
O "Mal" também pode definido como algo que, embora intangível, produz resultados palpáveis e visíveis, no mundo material e espiritual. Suas consequências são facilmente detectadas causando tristezas, angústias, tormentos, mágoas, sofrimentos, desentendimentos, traições, guerras, destruição, morte... Essa sujeito maligno é o causador de tudo que é ruim no mundo. Suas consequências são gravíssimas e tornam a convivência, por vezes insuportável. Identificar a fonte do mal e exterminá-la, torna-se, cada dia mais importante na nossa vida pessoal. Afinal, sem o bem é impossível pensar em paz, amor, felicidade. Todos eles são inerentes ao bem e não sobrevivem onde o mal domina. O valor do bem é semelhante a um copo dágua em meio ao deserto. Só valorizamos o bem quando o mal nos cerca. Só então sentimos sede espiritual pela verdade, pela justiça, como a mulher samaritana: Dá-me dessa água - João 4:15. Quem  vive longe do bem vive longe de Deus e   é como a tamargueira no deserto, e não vê quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável - Jr. 17:6
Mal qual é, afinal, a fonte do mal?
Para falarmos sobre isso, precisamos ir ao livro de Gênesis, que fala sobre o começo de todas as coisas. Ali encontramos: E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicará sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente - Gn 6:5  
Salomão também falou sobre o mal habitando o coração humano:   Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas - Pv 6:14
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? - Jr 17:9  
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. - Mc 7:21-23. Baseado nessas afirmativas, poderíamos concluir que o mal procede do coração. Mas é o coração humano a fonte de todo o mal? A resposta é não. Embora o coração seja fonte do mal nessas passagens bíblicas, também sabemos que o coração pode ser fonte do bem.  O mal, como o bem, é uma semente que, uma vez plantada, germina e, crescendo, produz frutos.
Podemos, assim, entender que o coração é uma fonte, sim, mas não necessariamente do mal. Depende da semente ali plantada. A semente é a fonte. Se plantamos em nosso coração semente comum, que todos plantam, e não a semente especial, preparada por Deus, teremos uma fonte má. Um método fácil que permite notar qual a semente que está produzindo frutos no coração de uma pessoa, ou em nosso próprio coração, é observar as palavras. Pelas palavras ditas pelo homem é possível se notar qual a semente plantada em seu coração e quais frutos que ela está produzindo. Esses frutos aparecem nos atos e nas palavras, pois a boca fala do que está cheio o coração - Lucas 6:45. Vemos, então, que se o mal pode ser plantado, o bem também o pode ser: Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e sarando a todos os oprimidos do DiaboAtos 10:38.
A língua
A língua é o instrumento que viabiliza a materialização dos frutos do bem ou do mal. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo infernoTiago 3:6. Ela é a responsável pelo aparecimento dos frutos na boca do homem e a causadora de todos os desastres e tragédias da história humana. Tiago nos diz que os frutos produzidos pela língua também são inflamados pelo inferno. Ele está nos ensinando que o diabo e os demônios incentivam todo o mal que os homens produzem. Mas como estancar a fonte do mal e impedir que a língua produza maus frutos?  A resposta a essa pergunta é buscarmos uma nova semente para germinar e frutificar em nosso coração.



Evangelho: a fonte das sementes divinas
A Semente Especial
Então, devemos semear nos corações uma nova semente, capaz de anular o mal e secá-lo até às raízes. Mas onde encontrar uma semente tão poderosa, tão especial, que tenha poder para aniquilar o mal e produzir o bem com fartura? A resposta a essa pergunta é procurar a semente especial, que é o Evangelho.
O Evangelho
Esse é o objetivo principal da obra Salvadora de Jesus Cristo: distribuir no mundo a semente da Palavra de Deus, a única que, germinando no coração, transforma o homem por completo, fazendo-o fonte de bênçãos, de vida, de paz: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.Provérbios 4:23. Somente o coração semeado com a Palavra de Deus pode se tornar uma fonte de vida preciosa a Deus e ao mundo. O Evangelho é a única Semente do Bem autorizada por Deus a ser plantada nos corações. Só ela tem o poder transformador que a humanidade necessita para estar na presença de Deus e gozar de suas bênçãos e promessas. Sem ela, estaremos eternamente separados do bem, que é Deus.
Corações não transformados
Com tristeza Deus olha dos céus e vê corações ainda produzindo egoísmo, avareza, presunção, soberba, blasfêmias, desobediência, ingratidão, heresias, calúnias, incontinência, crueldade, desafeto, traição, obstinação, orgulhos, licenciosidade, lascívia.... São o retrato daqueles que aprendem sempre, num mundo de crescente conhecimento informativo, mas que nunca chegam ao conhecimento da verdade transformadora. 
A sabedoria humana
O apóstolo Tiago explica a diferença entre a sabedoria humana e a Sabedoria Divina. Para se ter a exata compreensão de uma e de outra, ele diz: ...se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:14-17.
Conhecer informações filosóficas, científicas e tecnológicas não é sabedoria perante Deus. É sabedoria humana, mero acúmulo de informações e, por ela, a humanidade não chegou a Deus. Um coração vazio dos frutos do Evangelho é um coração distante da verdade, longe de Deus, seu Criador. Por isso, a fé não pode se apoiar na sabedoria dos homens. E, também a sabedoria dos homens não conduz à fé em Deus. Por isso, Deus enviou Jesus Cristo ao mundo, para oferecer a todos uma nova semente, que foi gerada no coração de Deus e, a única, apta a produzir os frutos do bem. Por ela podemos conhecer todo o bem que habita o coração do Criador, sua Paz, seu Amor, sua Misericórdia, sua Paciência, seu Perdão.
A Sabedoria que vem do Alto
O próprio Tiago nos dá a exata compreensão do que é sabedoria divina:  Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17.  Diante desses fatos, só nos resta tomar a decisão: receber de coração aberto a semente do Evangelho da Paz, de Nosso Senhor Jesus Cristo, e deixar a Palavra de Deus germinar em nossa mente, matando a semente do mal, e formando em nós uma nova árvore, que produza os frutos que o próprio Deus produz, pois, afinal, queremos ser filhos de Deus. E como o seremos se não produzimos os frutos que Ele produz? Pense nisso, e deixe a semente do Evangelho destruir a semente do mal que um dia foi plantada em seu coração. Essa deve morrer, para que a nova planta possa nascer, à imagem do Criador. Receba Jesus e sua maravilhosa semente, o Evangelho, e experimente um novo tempo de vida e paz. Aí você realmente poderá testemunhar "Eu nasci de novo, nasci de novo!!!", cantando o refrão "recebi um novo coração do Pai, coração regenerado, coração transformado, coração que é inspirado por Jesus". - Pr. Wagner Cipriano






Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você
Related Posts with Thumbnails