É certo se dizer sincero fazendo observações ofensivas e críticas destrutivas?
Não. Segundo a Biblia Sagrada, isso é usar a liberdade de expressão de forma maliciosa.
O moderno comportamento "sou sincero" veio esconder a malícia sob o manto da liberdade de expressão. Isso criou a oportunidade para que ofensas sejam ditas abertamente, sempre protegidas pelo tal manto de sinceridade. Virou moda dizer "sou sincero" e tascar ofensas e afrontas nos ouvidos alheios. Criou-se um comportamento nitidamente malicioso, maligno, tóxico e diabólico na sociedade brasileira.
O sou sincero tornou-se a forma mascarada de falar o que se pensa com o claro objetivo de ofender e machucar.
Mas nós, crentes em Jesus, devemos corrigir tal desvio de conduta e caráter, pois o dever biblico e cristão é ser fonte de águas limpas, de palavras e conselhos construtivos que edifiquem, e promovam crescimento e aperfeiçoamento de caráter entre os ouvintes.
O fato é que a liberdade de expressão passou a contar com um manto de falsa sinceridade, destinada a ocultar a malícia de intensões inconfessáveis, tendo dado origem a um comportamento atípico adotado pelos sou sinceros.
E, como a boca fala do que o coração está cheio(Mt. 12:34), o sou sincero, quando fala, acaba por revelar sua própria maldade e intenção, tecendo críticas destrutivas e querendo passar por amigo verdadeiro.
O cristão é livre para se expressar como servo de Deus, mas sem usar da liberdade para encobrir qualquer malícia em seus intentos.
Ser sincero, transparente e franco é conselho bíblico, desde que nossa liberdade não encubra a falsidade.
A Bíblia é um mundo de conselhos puros, que edificam o caráter e os bons costumes. Pela sua ausência nos corações, a sociedade se degrada e se corrompe, caminhando para a destruição. Mas, para o cristão, a vontade de Deus é que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos. - 1Pedro 2:15
Em Cristo,
MEDITE NISSO:
Pois do que há em abundância no coração,
disso fala a boca
Mateus 12:34
Seja o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna
Mateus 5:37
Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo; que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; que há desvarios no seu coração, na sua vida, e que depois se vão aos mortos
Eclesiastes 9:3
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna
João 3:16